Fundação Quixote lança nota e garante Salipi, mesmo com “estrutura mínima”
Os organizadores do Salão do Livro do Piauí – Salipi – garantiram que o evento irá ocorrer entre os dias 05 a 14 de junho, mesmo sem os apoios do governo e da prefeitura que ainda estão incertos. A ameaça de que o salão não iria acontecer, por falta de patrocínio dos poderes executivos, foi descartada pelos organizadores.
De acordo com o professor Luiz Romero, um dos coordenadores do Salão, os organizadores irão fazer uma reunião até amanhã(16) para decidir como irão resolver, caso os entes governamentais realmente deixem de patrocinar.
“Estamos articulando uma reunião para dá um rumo diferente ao que está sendo anunciado. Precisamos do apoio da Prefeitura e do Governo, mas não vamos deixar de realizar o evento caso esse apoio não venha. Ele não vai deixar de acontecer”, garante o professor.
Ele afirma que como já está na 13ª edição, a intenção é sempre de a cada ano aumentar o evento, o que só dá para fazer com as parcerias, mas caso isso não venha a acontecer, isso não vai desestimular.
“Tem coisas que depende de dinheiro dos governos para proporcionarmos uma coisa maior, mas a essência do Salão continua porque é uma conquista que já faz parte da nossas vidas e da vida dos piauienses”, afirmou Luiz Romero.
Com o tema “ A leitura nutre a inteligência”, o Salipi será realizado no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí- UFPI. Este ano o homenageado será o historiador Monsenhor Chaves. Durante dez dias o público contará com palestras, lançamentos de livros, oficinas e estandes de vendas.
Nota oficial
A Fundação Quixote, entidade realizadora do Salão do Livro do Piauí – Salipi, vem a público garantir a realização do evento no período de 05 a 14 de junho, no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Esta edição, inclusive, será lançada dia 21, às 19 horas, no Auditório da CDL, com show do humorista João Cláudio Moreno, este patrocinado pela CDL.
É fato que as dificuldades orçamentárias vêm acompanhando o Salipi desde a sua primeira edição, o que, inclusive, dificulta o financiamento de um evento maior e mais relevante a cada ano. No entanto, a mesma obstinação que fez a proposta sair do papel ainda move os professores organizadores do Salipi a perseverar e acreditar na sua realização.
Desta maneira, e em respeito aos leitores e amantes da cultura piauiense, o evento será realizado ainda que com sua estrutura mínima. “Permanecemos em negociação com o Governo do Estado e tentaremos, até o último momento, viabilizar contato com a Prefeitura de Teresina para reafirmar a parceria de anos anteriores. Além disso, estamos em busca de outros parceiros, a exemplo do deputado federal Assis Carvalho, que já sinalizou para a destinação de emenda parlamentar, via Fundac, para a realização do 13º Salipi”, esclarece o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, que também destaca a importância da Ufpi na viabilização do evento.
A organização afirma, no entanto, que o Salipi ficará ainda mais comprometido nos próximos anos caso as edições futuras continuem a ser realizadas sem que seus parceiros institucionais abracem a iniciativa e prevejam, inclusive em seus orçamentos, a participação no Salão.
Estamos abertos a qualquer esclarecimento,
A Direção da Fundação Quixote
Cidade Verde