Quais são os pontos positivos e negativos do novo acordo ortográfico?
Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras; professor, gramático, filólogo e estudioso da língua portuguesa, estará no 11º SALIPI.
O Governo brasileiro decidiu adiar por mais três anos a vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cuja implementação integral estava prevista para 1º de janeiro de 2013. Com isso o novo Acordo tem até janeiro de 2016 para ser implementado integralmente pelo Brasil; mesmo prazo estabelecido por Portugal.
O Acordo foi assinado em 2009 por sete nações da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) com o objetivo de unificar as regras do português escrito em qualquer dos países que o adotam como idioma oficial. A reforma visa ainda à melhoria no intercâmbio cultural, bem como à produção e tradução de livros em língua portuguesa.
Para esclarecer mais detalhes acerca do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Fundação Quixote, decidiu convidar o gramático, filólogo e professor estudioso da língua portuguesa, Evanildo Bechara, para participar como palestrante da 11ª edição do SALIPI, que acontecerá no período de 02 a 09 de junho no Complexo Cultural da Praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro e Clube dos Diários.
O Prof. Bechara vai falar quais são os pontos positivos e negativos do novo acordo ortográfico, numa das noites do 11º SALIPI. Após a palestra, Evanildo Bechara, que é o quinto ocupante da Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ficará à disposição para autógrafos e conversas com a imprensa e o público.
As inscrições para quem deseja participar desta e de outras palestras durante o Salão do Livro do Piauí, poderão ser feitas através do link: http://goo.gl/6Bwlu.