SALIPI: UM PROJETO QUE APOSTA NA INTELIGÊNCIA CULTURAL DO PIAUÍ.
A ampliação dos estudos sobre a leitura como ciência revelou que ler implica em fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e do aprendizado em geral, favorecendo a expansão do horizonte cultural de pessoas, grupos e comunidades. O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o indivíduo classifique e organize devidamente as categorias em sua mente.
O ato de ler deve ser uma prática incorporada à vida do indivíduo, e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos. O hábito de ler contribui para que o leitor desenvolva sua personalidade e comportamento afetivo, exercita seu espírito crítico, libera a mente de preconceitos e discriminações e o orienta para a compreensão objetiva dos fatos, motivando-o à participação ativa na sociedade em que vive.
Partindo desses princípios o Salão do Livro do Piauí- SALIPI vem sendo percebido como o maior acontecimento literário do Estado e um dos maiores eventos culturais realizados no Piauí, demonstrando a força da cultura local e a valorização da educação por parte da população em geral e do poder público, uma vez que ambos prestigiam com muita ênfase cada nova edição do Salão. Este evento traduz a singularidade da literatura piauiense e brasileira e sua difusão.
O SALIPI, desde a sua primeira versão, foi pensado pelo fato de Teresina e todo o Estado do Piauí necessitar de eventos culturais consistentes e de porte nacional; esta necessidade é parcialmente suprida uma vez por ano com a realização do SALIPI, pois o mesmo oferece a oportunidade de contato direto com o universo literário desenvolvendo uma série de atividades voltadas para crianças, adolescentes e jovens, sensibilizando-os sobre a importância do ato de ler para o desenvolvimento sócio-cultural, emocional e social, igualmente possibilitando novos conhecimentos através de palestras e oficinas
Em todas as suas edições o SALIPI atraiu um público superior a 180 mil pessoas, repetindo o sucesso do evento a cada ano. O local onde vem sendo realizado o evento, Espaço Rosa dos Ventos – Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – UFPI, favorece a participação do público em geral. Só a comunidade acadêmica possui mais de 45 mil estudantes. A UFPI é bem servida por uma numerosa rede de transportes públicos. Toda a logística do Salão também foi facilitada devido o espaço ter toda uma estrutura em relação à acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A frequência do SALIPI perfaz aproximadamente ¼ da população de Teresina, ou seja, cerca de 180 mil pessoas, o que é uma percentagem por demais relevante, e mesmo levando em consideração que o Salão atrai pessoas de cidades vizinhas, de outros Estados e países, este número ainda é bastante expressivo, o que demonstra a importância da realização do evento, tanto para o público quanto para os expositores; e também para o poder público local, uma vez que a arrecadação de impostos eleva-se durante o Salão.