*Arthur Amorim (Texto e Foto)
É como se fosse uma celebração. Uma celebração da cultura. Ou pelo menos é assim que sente o escritor, ilustrador e cordelista cearense Antônio Klévisson Viana Lima, em relação ao Salão do Livro do Piauí (Salipi). E Klévisson Viana, como é conhecido, está outra vez no evento piauiense, agora para o lançamento da nova edição de sua obra “O pulo do gato”. Reconhecido dentro e fora do cenário nacional, o autor é três vezes vencedor do prêmio HQ Mix, tem mais de 20 obras premiadas no Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura entregue pela Câmara Brasileira de Literatura (CBL).
“Participar do Salipi mais uma vez é sempre uma experiência gratificante e renovadora. Retornar ao Piauí, onde boa parte da minha carreira como ilustrador e cordelista foi construída, é motivo de grande alegria, especialmente pela receptividade do povo e pelo reencontro com amigos”, diz Klévisson. Ainda segundo o autor, o evento consegue se aprimorar a cada nova edição, sendo um “verdadeiro herói” para a exposição de trabalhos literários e interação com os leitores piauienses.
Conhecido por sua habilidade de capturar a essência da cultura nordestina através das ilustrações e escrita dos cordéis, o cordelista ainda destaca a importância do evento não apenas uma plataforma de divulgação, mas também como um ponto de conexão com o público piauiense que, destaca, sempre acolheu seu trabalho calorosamente.”Viajo pelo Brasil e outros países divulgando minha literatura, mas aqui no Piauí me sinto em casa”, compartilha Klévisson.
Além de expor obras originais e colaborações que realizou com outros autores e ilustradores, o fundador da Tupynanquim e ocupante da 11ª cadeira da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) aproveita a oportunidade no evento para lançar a terceira edição de sua obra “O pulo do gato” com revisão do texto e novas ilustrações originais.
De acordo com Klévisson, o lançamento da obra é também a oportunidade para discutir o espaço e apoio dedicado ao gênero e seus autores. “O Cordel é muito democrático. Ele acolhe pessoas de todos os perfis, podemos fazer com que esse espaço cresça e enriqueça ainda mais o SALIPI”, ressalta o cordelista.
O retorno de Klévisson Viana ao SALIPI é uma celebração da literatura e da cultura nordestina, um momento de troca e de reafirmação dos laços entre o artista e seu público. O lançamento oficial da nova edição do livro ocorreu nesta sexta-feira (14), na Arena Cordel, situado no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), local dedicado à realização do SALIPI.