EnglishPortugueseSpanish
Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Centenários:
Lygia Fagundes Telles
Millôr Fernandes

Nota de Esclarecimento

Compartilhe!

Nota de Esclarecimento

A Fundação Quixote, entidade realizadora do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), vem a público divulgar a mudança do tema da palestra do ex-juiz de direito, Dr Samer Agi, na 20ª edição do evento. O novo tema fornecido pelo palestrante é: “Aprendendo com Machado de Assis, Shakespeare e Jane Austen”.
Na oportunidade, a Fundação Quixote explica que o SaLiPi, por ser um evento plural, faz o convite aos palestrantes, mas não impõe a nenhum deles o tema ou título de palestras. O tema da palestra fica a critério do palestrante confirmado.

A instituição destaca ainda que as mulheres são, e sempre foram homenageadas no SaLiPi. A começar por sua equipe que é majoritariamente formada por mulheres. Outrossim, durante esses vinte anos de evento, o SaLiPi recebeu várias mulheres que são destaques no Piauí e no mundo. Essas mulheres integraram a programação do Salão do Livro do Piauí desde a primeira edição.

Nessa perspectiva vale destacar que anualmente o SaLiPi conta com a participação da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Seccional Piauí, que monta toda uma programação feita por mulheres e voltada para as mulheres no evento. A AJEB que tem como presidente no Piauí a professora Jasmine Malta promove no SaLiPi atividades como palestras, bate-papos literários, lançamento de livros, saraus e outras atividades durante os 10 (dez) dias do maior acontecimento literário e cultural do Estado.
Ressaltamos que em 2022 o SaLiPi e a Fundação Quixote abraçaram e estão apoiando o Salão de Letras da Mulher (SaLeM) e a Feira de Livro da Diversidade – FLID.

A Organização do SaLiPi lembra ainda que em cada edição a temática feminina é amplamente contemplada no evento com palestrantes locais e/ou convidadas. Nesta edição, além da programação da AJEB, haverá o painel: “As Escritoras Piauienses e a Imprensa Feminina nos Séculos XIX e XX: memórias e resistências”, coordenada pela Profª Dr.ª Algemira de Macedo Mendes, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Por fim, a Organização reforça que o SaLiPi é comprometido com as mulheres e estará sempre exaltando-as, sobretudo, na rica programação que o evento dispõe para o público. Já participaram da programação do SaLiPi, palestrantes como: Márcia Tiburi, Djamila Ribeiro, Joyce Berth, Fernanda Young, Roseana Murray, Olga Savary, Ana Maria Machado, Ana Miranda, Marina Colassanti, Sueli Ramalho, Cecília Mendes, Marleide Lins, Algemira de Macedo, Sueli Rodrigues, Jasmine Malta, Dina Magalhães, Alice Raposo, Dani Marques, Laís Romero, Lorena Borges, Graça Targino, Cintia Lages, Alexandra Teodoro, entre tantas outras.

Ressaltamos, por fim, que nas mesas temáticas do SaLiPi a organização respeita sempre o segmento da mesa. Foi assim com Ricardo Aleixo em 2021 e será assim com a escritora Eliane Potiguara que tratará da temática indígena em 2022, bem como com a AJEB que está finalizando a rica programação que sempre apresenta no SaLiPi.

Estamos abertos a qualquer esclarecimento, e principalmente, sugestões.

Atenciosamente,
A Direção da Fundação Quixote e Coordenação do SaLiPi